Notícias

27% dizem que a mulher é culpada por ter sido estuprada

Pesquisa apresentada nesta quarta-feira (7) durante fórum em São Paulo mostrou que 27% dos estuproentrevistados acreditam que, em alguns casos, a mulher é culpada por ter sido estuprada. O levantamento foi feito pelos institutos Avon e Locomotiva e cerca de 1.800 pessoas foram ouvidas em 70 cidades brasileiras.

Do total de participantes da pesquisa, 88% acreditam que ainda há muita desigualdade entre homens e mulheres na sociedade brasileira. Apesar de 85% dos homens concordarem que todos os pais devem educar os filhos para serem menos machistas, somente 43% deles dizem que consideram “pegar mal” reclamar de um amigo que compartilha fotos de mulheres nuas em grupos privados de homens.

O levantamento indicou que, apesar das críticas ao machismo, na prática, as atitudes mostram tolerância a comportamentos machistas. Isso porque 78% dos homens ouvidos dizem não interferir em brigas de casal ou interferir apenas se houver alguma violência extrema. O material mostrou ainda que 78% das pessoas concordam que as mulheres devem conhecer seus direitos e ser incentivadas a lutar por eles; 59% disseram que todas devem ser respeitadas, não importando sua aparência, nem seu comportamento; e 67% dizem que homens e mulheres devem ser igualmente responsáveis pelos cuidados com a casa e com os filhos.

LEIA MAIS: Na Argentina, 99% das mulheres afirmam já ter sofrido agressões de parceiros

De acordo com a apuração, o machismo é considerado negativo por 79%. Apesar de 87% dos entrevistados concordarem que ao menos uma parte da população é machista, só 24% delas se consideram assim. O material revelou que 24% dos homens não têm coragem de defender as mulheres no meio de outros homens e que 31% não gostariam de ser machistas, mas não sabem como agir.

Feminismo

A respeito das percepções sobre o feminismo, 20% dos homens e 55% das mulheres se consideram feministas, mas 55% das pessoas dizem que o feminismo é contrário ao machismo e 32% acham que o feminismo está ultrapassado. Outros 44% afirmaram que chamá-los de machistas não os motiva a se engajar no enfrentamento à violência contra a mulher e 54% disseram ter tido uma conversa pessoal antes de mudar as atitudes.

“O simples fato de um quarto da população se admitir como machista mostra que este tema ainda tem muito que avançar na percepção do quanto isso é errado. Sabemos que o conhecimento da maioria das pessoas sobre o tema ainda é muito superficial. O tamanho da oportunidade que se abre é a de que seis em cada dez homens – ou seja, 46 milhões de brasileiros adultos – acreditam que poderiam lidar com as questões femininas de forma diferente e melhor“, disse o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.

LEIA MAIS: Maquiando a violência: canal ensina mulheres a cobrir hematomas e gera revolta

Para a coordenadora de Projetos de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Instituto Avon, Mafoani Odara Poli Santos, o levantamento é um disparador de processos importantes de reflexão e transformação. “Trazemos nessa pesquisa de percepção dados superpositivos, mas ainda existe muita tolerância em processos e violências contra a mulher com um quarto dos homens acreditando que as mulheres têm culpa de serem estupradas. Esses dados contrapõem o que é percepção e o que é prática. Nas coisas mais básicas do processo de educação, as pessoas não conseguem mudar.”
* Com informações da Agência Brasil

Fonte: Último Segundo – iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2016-12-07/pesquisa.html

Artigos relacionados

6 pensamentos “27% dizem que a mulher é culpada por ter sido estuprada”

  1. Hi there would you mind letting me know which hosting company you’re working with? I’ve loaded your blog in 3 completely different web browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most. Can you suggest a good internet hosting provider at a reasonable price? Thanks a lot, I appreciate it!

  2. Nice blog here! Also your website rather a lot up fast! What host are you the use of? Can I am getting your associate link in your host? I want my website loaded up as fast as yours lol

  3. With havin so much written content do you ever run into any problems of plagorism or copyright violation? My site has a lot of completely unique content I’ve either created myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up all over the web without my authorization. Do you know any techniques to help reduce content from being ripped off? I’d certainly appreciate it.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar