Notícias

“Bandido bom é bandido morto”, para 6 em cada 10 brasileiros

Seis em cada dez brasileiros disseram concordar com o teor da frase 282963_468727596477997_377097322_n, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 2, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Feita pelo Datafolha, ela analisou a percepção popular sobre a violência e entrevistou 3.625 pessoas em 217 cidades do País entre 1.º e 5 de agosto.

A crença na sentença é maior entre os mais velhos. Entre entrevistados de 60 anos ou mais, a concordância foi de 61%, enquanto entre mais jovens, de 16 a 24 anos, a frase é verdadeira para 54%.

Entre regiões do País, o comportamento se manteve relativamente homogêneo, com pequenas variações.

É no Norte e no Sul que o porcentual é maior: 61%; no Sudeste, ele é de 53%; no Centro-oeste, de 59%; e no Nordeste, de 60%. Diante da frase, 34% no País discordaram e 6% não discordaram nem concordaram.

Socorro. Para o diretor-presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima, a aceitação da violência contra “bandidos” representa um “pedido de socorro”.

“Os números mostram que a população reconhece que as condições de trabalho da polícia não são boas, há dificuldades, mas aí também há uma informação muito relevante: parcela significativa adere à máxima de bandido bom é bandido morto, quase como um pedido de socorro em relação à violência do País, mas uma parcela ainda maior diz que a polícia se excede no uso da violência”, disse.

Para ele, “o Brasil sempre teve a violência como uma linguagem corrente”. “Nunca fomos uma sociedade pacífica, nunca valorizamos a vida, sempre foi banalizado. O número revela que o Estado, não só a polícia, precisa ser mais inteligente, mais eficiente”, disse.

Por Blog@Lingua

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Artigos relacionados

3 pensamentos ““Bandido bom é bandido morto”, para 6 em cada 10 brasileiros”

  1. I have been surfing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. Personally, if all site owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar