Arquivo - Agosto 2017

1
Zenildo, o senhor é um puxa saco! Fuxiqueiro!, disse Vereador de Petrolina ao seu colega
2
Romero Jucá destitui Jarbas Vasconcelos e entrega PMDB a Fernando Bezerra Coelho
3
Governo avalia privatizar transposição do São Francisco
4
Não podendo acabar com o Programa Nova semente em Petrolina, a solução é mudar o nome
5
Philarmônica 21 de Setembro passará por reestruturação
6
Lóssio é um nome forte! Admitir isso, é inteligente
7
Globo pagará pensão vitalícia a figurante que se acidentou em novela
8
Os “dois Fernandos” foi uma “desilusão” para Petrolina e região, afirma Valgueiro
9
Dia Municipal da Leitura e Literatura de Petrolina será instituído por Lei
10
Dilma usará aniversário do impeachment para atacar Temer
11
No lugar de Temer, Rodrigo Maia se encontrará com prefeitos
12
População reclama do péssimo atendimento no comércio de Petrolina
13
Ruy Wanderley intensifica sua caminhada para a ALEPE
14
Grupo de Fernando Bezerra prepara campanha 2018. Fernandinho pode ser o candidato
15
Janot entra com ação no STF contra reforma trabalhista
16
AMMpla muda de endereço e serviços ficam suspensos temporariamente

Zenildo, o senhor é um puxa saco! Fuxiqueiro!, disse Vereador de Petrolina ao seu colega

O nível de diálogo na Câmara de vereadores de Petrolina,cada dia piora. E nessa quinta-feira, 31 de setembro, os trabalhos foram muito tensos. Tudo começou por causa dos times de futebol do município ( Petrolina Clube  e o 1º de Maio), que por causa da  falta de documentos, as equipes,  estão fora da Série A2 do Campeonato Pernambucano. Para o vereador Ronaldo Silva, a secretaria municipal de Cultura, Turismo e  Esporte, é a culpada de não ter liberado o estádio da cidade por falta de interesse. Ainda segundo  o vereador, a secretária Maria Elena, tem que dar   explicações para o público petrolinense, a respeito do assunto. O futebol petrolinense completará  cem anos de história, e ainda assim, sofre e, sofre muito com o desprezo por parte do poder público da cidade.

“Eu sou desportista e vou brigar pelo o esporte de Petrolina. Não tiveram interesse de liberar o estádio.É necessário que a secretária dê explicações aqui nesta casa, sobre a interdição. Não estou aqui para passar a mão na cabeça de ninguém, sou aliado de todo mundo. Sou aliado, mas o que tiver de errado eu vou falar. Ninguém me cala, só Jesus Cristo. Eu não admito vereadores puxa-saco que estão levando fuxico para o prefeito”, ”, bradou firmemente  o vereador.

Parece que a bancada de situação começou a se dividir.  E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir. Palavras de Alguém que conhecia muito a politica de um estado.

Por Cauby Fernandes

@lingua

Romero Jucá destitui Jarbas Vasconcelos e entrega PMDB a Fernando Bezerra Coelho

Com a decisão do presidente nacional do PMDB, Romero Jucá, de fazer mudanças radicais no partido em Pernambuco, o deputado federal e nome  mais forte dentro da sigla no estado, Jarbas Vasconcelos, se vê em situação complicada. Jucá, entregou a Fernando Bezerra o comando do partido, fato que implicitamente expulsa Jarbas Vasconcelos, que há décadas milita fortemente no estado pela consolidação da sigla.   Dez dias após punir Jarbas por ter votado a favor da investigação de Temer, Jucá destituiu Raul Henry da direção do partido em Pernambuco e fez de Fernando Bezerra Coelho, seu novo tutor no estado.

Com essa decisão, Julio Lossio, juntamente com seu grupo, vão procurar outro ninho para se abrigar.  Lossio é outro nome forte dentro do partido, no Sertão  e no Vale do São Francisco. Certamente isso vai ecoar em outras áreas do estado, fazendo com que uma nova frente de dissidentes se levante e também bata asas  para qualquer outra sigla onde Fernando não esteja.

Muita gente adora Fernando, mas tem  muita  gente também  que o odeia, tudo isso por que na mente de muitos, Fernando traiu Dilma, traiu o País e continua surfando na maré mansa no Governo Temer, tendo o filho como ministro e gozando das regalias do palácio do Jaburu.

Por Cauby Fernandes

@lingua

 

Governo avalia privatizar transposição do São Francisco

Governo avalia privatizar transposição do São Francisco

transposição do Rio São Francisco deve custar cerca de R$ 500 milhões e há divergências sobre quem vai pagar a conta da operação. Uma possibilidade avaliada pelo governo federal é a privatização do projeto, segundo informou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em entrevista ao site Poder360.

Barbalho explicou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está analisando a modelagem da concessão, estudo que deverá ser concluído em 2018.

No entanto, a medida foi criticada pelo líder da oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE). Segundo ele, o governo Michel Temer (PMDB) passa por uma “fúria privatizante”. “Temer que recupere o Brasil e o tire do banco de feira em que foi colocado, a partir do desmonte, do patrimônio retalhado, das terras vilipendiadas e de tudo o mais colocado à venda a especuladores”, disse. “A privatização do setor se mostrou absolutamente desastrosa ao Brasil nos governos do PSDB e, em Pernambuco especificamente, nos governos do PMDB e do DEM.”

“O que está se discutindo é o seguinte: O Estado vai pagar? Como? Vai cobrar na tarifa, o consumidor vai pagar? Ou o governo vai subsidiar? O Estado vai precisar de 1 fundo garantidor. Vai ser com dinheiro do Estado e o Fundo de Participação [repasse do governo federal]? Qual o formato da garantia? Todas essas respostas serão dadas após os estudos”, explicou o ministro.

A reportagem destaca que, de acordo com os termos de compromisso da transposição, a cobrança da água e o pagamento dos custos de operação e manutenção do sistema ao operador nacional, que até agora é a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), caberão aos estados receptores.

@lingua

Não podendo acabar com o Programa Nova semente em Petrolina, a solução é mudar o nome

Trabalhar à sombra do seu antecessor incomoda e, incomoda muito. Sabe quando alguém assume um cargo, faz algo bom e vem um abençoadinho e diz…Fulano fez igual, fulano fazia desse jeito, PUTZ! Dá uma raiva meu irmão! Por que parece que você nunca faz o certo. Do mesmo jeito aquela namorada que sempre fala do ex. Ah! ele era assim, fazia assim, era um desgraçado, mas tive bons momentos… Dá uma vontade de dizer: Volta pro infeliz! Tu estás comigo por que?

Assim é com o Programa Nova semente. Por mais que Miguel Coelho faça ações em prol da primeira infância, por mais que ele se esmere para trazer algo melhor, o programa Nova Semente, sempre vai ter a cara  do ex-prefeito Julio Lossio. Assim como acontece com o nome Fernando Bezerra. Quem trouxe o shopping? Quem abriu as avenidas? Pois é! É a mesma situação.  Esse calo do Programa Nova Semente tá doendo demais. Aí Maéve Melo,  a Secretária de Educação de Petrolina, teve a brilhante ideia… Mudar o nome do programa,claro! Eureca! Se não esquecem Julio Lossio por causa do Nova semente, muda-se o nome do programa. Ideia genial. Só esqueceram de perguntar  isso para o povo,  que anda na bronca por conta das mudanças drásticas  no programa.

Em entrevista na última terça -feira , 29, na Câmara de vereadores de Petrolina, a secretária de educação do município  fez a revelação dizendo assim: “Digo que é um Novo Tempo e nós estamos usando muita cautela, cuidados em fazer os planejamentos das ações com o pé no chão, mas acima de tudo pensando no professor, na politica de formação e fazer com que esse educador possa estudar dentro da sua própria carga horária. Agora são muitos desafios e a gente vai ter que trabalhar muito para poder atingir as metas e os objetivos que elencamos como prioritários no planejamento estratégico da SEDUC. A gente ainda está discutindo, se manterá o nome Nova Semente no Programa, a única coisa que sabemos é que o Programa da Primeira Infância nós iremos continuar, pois, entendemos que ele é importante”,declarou Maéve Melo.

Sendo repetitivo, voltamos a dizer: Trabalhar à sombra do seu antecessor incomoda e, incomoda muito. Sabe quando alguém assume um cargo, faz algo bom e vem um abençoadinho e diz…Fulano fez igual, fulano fazia desse jeito, PUTZ! Dá uma raiva meu irmão! Por que parece que você nunca faz o certo.

Por Cauby Fernandes

@lingua

 

Philarmônica 21 de Setembro passará por reestruturação

 

Resultado de imagem para Philarmonica de petrolinaUma aula inaugural realizada na noite desta terça-feira (29) marcou o início de uma nova fase da  Philarmônica 21 de Setembro, em Petrolina. Isso porque a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes firmou um acordo de cooperação técnica com a Fundação Nilo Coelho garantido a reestruturação e ampliação do número de músicos da banda.

Em sua nova etapa, uma da mais antigas expressões musicais de Petrolina, ganha evidência com seu corpo musical que antes era composto por 14 músicos e agora passa a contar com cerca de 60 integrantes entre técnicos e músicos.

O evento contou com a presença da gestora da fundação Nilo Coelho, Beatriz Coelho, além dos novos membros da equipe e o maestro Hélio Lima que comemorou a conquista. Segundo ele, a nova composição abre portas para a descoberta de talentos.

Com esta parceria, a prefeitura mais que dobrou o número de músicos, deu oportunidade a jovens instrumentistas de nossa cidade e abriu portas para que novos talentos sejam descobertos. Um dos pontos positivos e que melhoramos tecnicamente o quadro de músicos já que agora teremos baracheis em saxofone e trompete, por exemplo. Então, de fato vivenciamos uma nova fase com músicos extremamente capacitados que vão enriquecer ainda mais a Philarmônica”, disse o maestro.

Os novos membros da Philarmônica 21 de Setembro foram selecionados na última semana após um processo seletivo realizado pela Fundação Nilo Coelho.   Outra novidade desta nova fase é o retorno do maestro Fernando Rêgo o qual dirigiu a Philarmônica por mais de 17 anos e agora volta às fileiras da banda como clarinetista.

Fundada em 1910 por Juvêncio Rodrigues Coelho, a Philarmônica 21 de Setembro foi regida inicialmente pelo maestro Ciciliano Carvalho e contou com a colaboração de figuras ilustres como a petrolinense,  Adelaide Ribeiro, o  literato Cid Carvalho, entre outros. Atualmente a orquestra está sob a regência do maestro Hélio Lima e os ensaios acontecem de segunda a quinta-feira a partir das 19h no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.

@lingua

Com informações da AsCom prefeitura

Lóssio é um nome forte! Admitir isso, é inteligente

Um café da manhã  que estava marcado  estando à mesa , o ex-prefeito Julio Lossio (PMDB) e dois do principais quadros do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco – a vereadora do Recife e possível candidata a governadora, Marília Arraes, e o senador Humberto Costa, foi remarcado para uma data posterior á quinta -feira 31/08,  por conta da agenda do ex-presidente  Lula,  que vai direto para Ouricuri-PE.  Lossio, permanece com encontro marcado no sábado (2/09), em  outra reunião com representantes do PT, acompanhado do senador Humberto Costa.

Mas o ponto chave  de toda esta questão, é só um… Lossio é um nome forte, e admitir isso é inteligente. Por mais que a paixão por Fernando Bezerra, por Gonzaga Patriota ou por Odacy Amorim, que são os mais interessantes politicos da  cidade de Petrolina, Lossio, sem sombra de dúvidas,  se colocou em igual posição. Lossio já ofusca, Guilherme Coelho, Geraldo Coelho e outros políticos da Região ,  e se tornou referencial de votos na cidade e no estado, por ter sido duas vezes prefeito, mesmo sem ter a insígnia “Coelhista”.  Vindo de Jardim, cidade do Ceará, esse senhor, teve sem dúvidas um padrinho forte, Osvaldo Coelho, mas em pouco tempo alcançou por seus méritos a patente de bom politico, de homem carismático, e soube usar muito bem tudo isso.

Por conta dos seus feitos, ele pode ser sim, um dos  prováveis candidatos  apoiados pelo PT, pelo PSB,enfim, qualquer sigla que o apoiar, vai estar levando uma bela vantagem no Vale do São Francisco. Eu sei que muitos apaixonados vão dizer… Que nada, não ganha nada! Mas é bom não subestimar quem por duas vezes já foi prefeito da mais importante cidade do interior do Estado.

Petrolina com Lossio, alcançou números expressivos no IDEB, na Educação, na saúde e , a cidade se destacou com diversos programas que fizeram da gestão Lossio, um cenário para outros municípios. Mas o ponto chave  de toda esta questão, é só um… Lossio é um nome forte, e admitir isso é inteligente. Por mais que a paixão por Fernando Bezerra, por Gonzaga Patriota ou por Odacy Amorim, que são os mais interessantes políticos da cidade de Petrolina, Lossio é multifacetado e ,sem  sombra de dúvidas se colocou em igual posição.

Por Cauby Fernandes

@lingua

 

 

Globo pagará pensão vitalícia a figurante que se acidentou em novela

Globo pagará pensão vitalícia a figurante que se acidentou em novela

A  Rede Globo foi obrigada a pagar uma indenização de R$ 30 mil e pensão vitalícia de meio salário mínimo para Kelly da Silva Claudino, figurante que se acidentou nas gravações da novela “América”, em 2005. Segundo informações do site da Jovem Pan, o valor ainda é acrescido de juros de 1% ao mês desde o acidente.

Kelly caiu de uma arquibancada durante as gravações da novela, “fato que lhe causou diversas fraturas e trauma na região lombar com compressão medular”.

Segundo a figurante, a Globo arcou com o tratamento médico por dois anos, até 2007, mas cancelou seu plano de saúde antes que ela tivesse se recuperado totalmente do acidente.

A Globo tentou usar fotos de redes sociais de Kelly para alegar que ela não estaria com a capacidade reduzida para exercer a função de figurante.

No entanto, o laudo pericial mostrou o contrário, apontando que Kelly “teve crises de pânico, bem como ficou um ano totalmente incapaz, além do que restou permanentemente incapaz, ainda que parcialmente”; e, “possui uma cicatriz na região dorsal esquerda, passando pela lombar e flanco esquerdos, com seis centímetros na região espondileia ao nível lombar, com hipertonia muscular paravertebral à direita, ainda apresentando dores a apalpação”.

@lingua

Os “dois Fernandos” foi uma “desilusão” para Petrolina e região, afirma Valgueiro

Resultado de imagem para Paulo Valgueiro

Petrolina já foi contemplada com a nomeação de dois ministros, dois Fernandos, o Pai e o Filho. O que deveria se traduzir em grande conquista para a cidade e região, acabou sendo uma desilusão.

Fernando Bezerra Coelho, o pai, assumiu o Ministério da Integração e, à época, toda a cidade vibrou achando que o tempo da irrigação seria reestabelecido. Ledo engano! Para grande desgosto de seu Tio, o saudoso Osvaldo Coelho, crítico ferrenho da privatização do Projeto Pontal, além de frustrar os sonhos de milhares de famílias sertanejas, Fernando Bezerra vendeu à iniciativa privada o Projeto Pontal que poderia gerar empregos e renda para a região do Vale do São Francisco, no entanto, agora gera desilusão.

Vale aqui recordar que Osvaldo Coelho, do alto da sua sabedoria, experiência e conhecimento de causa a respeito da situação vivenciada pelo agricultor do semiárido, em carta à Presidente Dilma, indignado com a privatização do Pontal, dizia que “Tirar o Pontal dos pobres para dar a um rico é roubo.”, numa crítica feroz descrita na mesma carta, referindo-se ao fato de que o “Projeto de Irrigação Pontal, da CODEVASF, localizado em Petrolina-PE, com área irrigável de 7.641 hectares que foi entregue pelo Ministério da Integração Nacional a um grande capitalista para explorar, que nada tem com irrigação, com agricultura e tão pouco com a região semiárida, frustrando centenas de trabalhadores rurais, agrônomos, técnicos agrícolas, que esperam a 10 anos pela conclusão das obras e serem contemplados com o lote irrigado”

Tempos depois, Fernando Bezerra Coelho, o Filho, assume o Ministério das Minas e Energia, um Ministério que, historicamente, não tem atuação em nossa região, mas que faz renascer no sertanejo uma esperança de novos investimentos na região. Mas, para tristeza do sertanejo, o Ministro decide vender uma das nossas maiores riquezas, ao privatizar a Eletrobrás – Centrais Elétricas S.A., com implicação direta na gestão do uso sustentável das águas do Rio São Francisco, tais como navegação, abastecimento de cidades e irrigação, inclusive, podendo prejudicar, e muito, a nossa fruticultura irrigada.

O Rio São Francisco, cujas águas são geridas pela CHESF, logo não pertencerá mais ao povo sertanejo, mas aos interesses econômicos de uma empresa com os olhos voltados tão somente para a produção de energia e o lucro dela advindo, sem compromisso com o povo sertanejo, já tão castigado.

Desta feita, certamente para a tristeza do também saudoso Miguel Arraes, que tanto defendeu o nosso São Francisco e era contra a privatização da CHESF pretendida no governo de Fernando Henrique Cardoso, e que também implicaria na privatização do Rio São

Francisco. O mesmo Miguel Arraes que, por ironia do destino, fundou o Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido este que projetou tanto o Fernando Bezerra Pai quanto o Fernando Bezerra Filho no cenário da política brasileira.

E, assim, de Fernando em Fernando, assistimos os sonhos de Osvaldo Coelho e de Miguel Arraes escorrendo entre os dedos dos sertanejos, indo por água a baixo, nas correntezas do nosso Rio São Francisco.

Paulo Valgueiro
Vereador de Petrolina pelo PMDB”

@lingua

Dia Municipal da Leitura e Literatura de Petrolina será instituído por Lei

Resultado de imagem para Livro, da Leitura e Literatura

A  Câmara de Vereadores de Petrolina – Casa Plínio Amorim vai votar nesta quinta-feira (31), às 9h30, a lei que institui a data de 5 de setembro como o Dia Municipal do Livro, da Leitura e Literatura de Petrolina. A iniciativa de promulgação dessa lei é do Colegiado de Letras da UPE – Universidade de Pernambuco em homenagem ao escritor petrolinense Antonio de Santana Padilha, autor de, entre outras obras, do romance épico ‘Pedro e Lina’ e a cronologia histórica e cultural ‘Petrolina no tempo, no espaço, na vez’.

A ideia da criação da data, segundo o professor Genivaldo Nascimento, surgiu durante a realização do Clisertão – Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão, realizado em Petrolina no período de 9 a 12 de maio último. “Convidamos a todos, especialmente escritores, professores, estudantes e gestores culturais para a votação desse importante projeto. Mais uma ação em defesa da leitura e da formação do pensamento crítico das nossas novas gerações”, concluiu o escritor lembrando ainda que foi no dia 5 de setembro de 1904 que nascia em Petrolina Antonio Padilha.

@lingua

 

(CLAS)

Dilma usará aniversário do impeachment para atacar Temer

Dilma usará aniversário do impeachment para atacar Temer

Às vésperas da nova denúncia de Rodrigo Janot contra Temer, Dilma deve reforçar as acusações contra o peemdebista e pretende ressaltar que o presidente faz parte de uma organização criminosa.

De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, Dilma participará do ato “O Brasil um ano depois do golpe”, no Rio.

Militantes e artistas devem estar presentes no evento onde a petista dirá que o Temer impôs uma agenda de retrocesso social e desmonte do patrimônio, com “risco à soberania nacional”.

@lingua

No lugar de Temer, Rodrigo Maia se encontrará com prefeitos

No lugar de Temer, Rodrigo Maia se encontrará com prefeitos

Rodrigo Maia (DEM-RJ) vai aproveitar o exercício da Presidência da República para apostar em uma agenda nacional. Nesta quarta-feira (30), o deputado, que assume o Planalto até 6 de setembro, durante viagem de Michel Temer à China, deve participar de um evento com parlamentares e prefeitos para oficializar a chamada “bancada da Frente Nacional de Prefeitos”.

No modelo proposto no início do ano pelo próprio Maia, cada prefeito de capital e cidade média indica um parlamentar para cuidar da pauta de interesses dos municípios no Congresso. No encontro, em Brasília, os cerca de 70 deputados serão apresentados ao presidente da Câmara como integrantes da bancada e uma lista de reivindicações nas áreas de finanças, mobilidade urbana e saúde será entregue a ele.

Entre as prioridades dos prefeitos está a partilha e destinação da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre combustíveis e a alteração da lei dos planos de saúde, permitindo que Estados e municípios sejam diretamente ressarcidos quando o atendimento na rede pública se der em estabelecimentos a eles vinculados.

A pauta interessa ao projeto político de Maia que, desde a crise que assolou o governo, tenta se descolar da imagem impopular de Temer e criar uma agenda exclusiva da Câmara, para além da pauta econômica patrocinada pelo Palácio do Planalto.

Segundo o presidente da Câmara, as medidas econômicas não serão abandonadas, mas dividirão espaço com projetos que estejam mais conectados com a sociedade, como a questão dos planos de saúde, além de adoção, segurança pública e até projetos em defesa dos animais.

COSTURA POLÍTICA

Maia pretende fazer ecoar diante dos prefeitos um discurso nacional, como tem feito nos últimos meses e desde que a Câmara barrou a primeira denúncia contra Temer. Em reunião no início do ano com a FNP, Maia havia pedido que as prefeituras designassem parlamentares para cuidar dos interesses dos municípios no Congresso. Entre as indicações que serão oficializadas nesta quarta estão Renata Abreu (Podemos-SP), o prefeito de São Paulo, João

Doria (PSDB), Rosângela Gomes (PRB-RJ), o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), Paulo Azi (DEM-BA) e José Carlos Aleluia (DEM-BA), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), Luiz Lauro (PSB-SP) e o indicado pelo prefeito de Campinas e presidente da FNP, Jonas Donizette (PSB).

Donizette, inclusive, tem se aproximado de Maia, que tenta ampliar a bancada de seu partido, o DEM, principalmente com dissidentes do PSB.

As conversas acontecem há meses e têm sofrido alguns reveses, visto que integrantes do PSB exigem mudanças no comando do DEM para fazer a migração.

Maia insiste nas articulações com o objetivo de tentar conquistar o eleitor de centro-direita diante da divisão e falta de liderança única do PSDB, além de formar uma base parlamentar mais ampla, que dê capilaridade para um possível candidato do DEM à Presidência da República em 2018.

@lingua

Com informações da Folhapress.

População reclama do péssimo atendimento no comércio de Petrolina

Resultado de imagem para vendedor dando as costas  pra cliente

Um dos calos que mais dói nos empresários de Petrolina, é não ter mão de obra qualificada. Quem mais sente esse sofrimento, são principalmente os donos de lojas que  se espalham pelas Ruas do centro do município, e a simpatia dos petrolinenses, tem sido questionada quando se fala de atendimento no comércio e nas empresas prestadoras de serviço.

De tão acostumados a encontrar obstáculos na relação com fornecedores, consumidores dizem estar dispostos até a pagar mais em troca de um atendimento de excelência, como já mostraram  diversas pesquisas de Qualidade do Atendimento ao Consumidor, realizadas pelo Brasil a fora.

Problemas acontecem, mas a maneira como vai agir para resolvê-lo é que distingue uma empresa da outra. Mostrar preocupação com o consumidor é fundamental, especialmente agora, que em dois  minutos é possível falar de uma marca, de um atendimento ruim nas redes sociais.

” Os vendedores não encontraram o mesmo modelo e a calça social de menor valor custava R$ 40 a mais do que o modelo que comprei. Não bastasse a vergonha de ficar seminu no meio da rua, a gerente, extremamente grosseira, me fez passar outro vexame: fiquei mais de meia hora na loja, descalço e vestindo uma bermuda qualquer da loja, enquanto argumentava que a obrigação da loja, na ausência do produto, era efetuar a troca por outro de valor maior próximo. A gerente contra-argumentou afirmando que eu só tinha duas alternativas: pagar a diferença ou me arriscar a ficar nu pelas ruas do bairro Areia Branca. Tive que arcar com a diferença”, contou o insatisfeito Sobreira.

A loja seguiu o Código de Defesa do Consumidor (CDC) que estabelece, no artigo 18, até 30 dias para solucionar defeitos em produtos dentro da garantia. Só depois deste prazo, o cliente pode exigir um novo produto do mesmo tipo, entregar a mercadoria e receber o dinheiro de volta ou ter desconto no preço. Entretanto, nada impede que o fornecedor tenha uma atitude mais flexível para deixar o cliente satisfeito, conforme destaca a advogada Mariana Ferraz, coordenadora de Educação para o Consumo do Procon.

Ela ainda acrescentou que no Brasil, a inteligência mercadológica ainda não “pegou”. O consumidor, porém, deve ser cada vez mais crítico e registrar sua reclamação, inclusive se for mal atendido. ” O atendimento ruim também é considerado um vício de qualidade. Sempre indico que ele primeiro procure registrar a queixa junto à empresa, pelo SAC ou ouvidoria. Se não houver solução, deve procurar um órgão de defesa do consumidor e, em último caso, recorrer à Justiça”,  explicou a advogada.

@lingua

 

Ruy Wanderley intensifica sua caminhada para a ALEPE

 

O Vereador Ruy Wanderley (PSC),  aproveitou a inauguração da praça da Juventude no último sábado (26/08),em Petrolina, para  entregar  ao Governador Paulo Camara (PSB), um requerimento de sua autoria solicitando intercessão ao Governo Federal , bem como aos deputados Federal do Estado, para que haja  início imediato às obras de interligação do Rio Tocantins com o Rio São Francisco.

Ruy, que já foi candidato a deputado estadual, ainda sonha com a ALEPE, e vem cada dia costurando a sua possível candidatura. O Vereador, que é líder da bancada de situação na Câmara de Vereadores de Petrolina, conta com apoios de amigos, de colaboradores e tem andado no estado sentindo o clima, e tem se animado com a receptividade dos seus correligionários.

A cidade de Petrolina, sempre conseguiu renovar seus quadros na ALEPE, a oportunidade está aberta e chegou com força.

Por Cauby Fernandes

@lingua

Grupo de Fernando Bezerra prepara campanha 2018. Fernandinho pode ser o candidato

Resultado de imagem para fernando bezerra e filhosComo em matérias anteriores já havíamos anunciado, o ministro Fernando Bezerra Coelho Filho e seu pai, senador Fernando Bezerra, devem integrar a lista de dissidentes do PSB.

Quando Rodrigo Maia fez duas visitas à cidade de Petrolina,  ali se confirmava os planos do grupo de FBC. Falta apenas bater o martelo, por que  ida do ministro para o DEM está praticamente acertada.

Aquele estardalhaço de Fernando Bezerra , senador, de  sair pelo estado falando de mudanças, não era fazendo pré campanha pra ele, e sim, para  Fernandinho, que é Próximo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Com esse fatos vindo à tona,  fica  confirmado que Fernandinho quer mesmo  disputar o governo de Pernambuco em 2018. Fernandinho já conta com o apoio de dois  ministros do governo Temer, o  da Educação, Mendonça Filho (DEM), e das Cidades, Bruno Araujo (PSDB).

Por mais que o grupo de FBC negue essas informações, já não se pode tapar o Sol com peneira, e está mais que certo  que isso vai se concretizar. A renovação no DEM é  necessária e se faz urgente, e os articuladores dessa mobilização (Mendonça Filho e Bruno Araújo),  correm contra o tempo em busca de novo nomes para o partido. Fernando e Fernandinho que não participaram do congresso do PSB no domingo (27), dando a clara demonstração de insatisfação dentro da sigla, j á não sabem que não mais bem vindos no ninho peessedebista, o senador até chegou a declarar não haver clima para estar no congresso.

Essa é oportunidade que Fernando esperava a duas décadas, quando foi barrado por companheiros de partido, travando seus sonhos. Fernando está forte em Brasilia, no Estado e na sua cidade. Enfim, todo cenário o favorece, resta saber sua estratégia para ser combativo contra seus adversários que também são fortes no Estado.Vamos esperar.

Por Cauby Fernandes

@lingua

Janot entra com ação no STF contra reforma trabalhista

Janot entra com ação no STF contra reforma trabalhistaEm um novo round com o Palácio do Planalto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra dispositivos da reforma trabalhista que, na sua visão, violam garantias constitucionais de amplo acesso à jurisdição ao impor maior restrição à gratuidade judiciária na Justiça do Trabalho.

“Para promover a denominada reforma trabalhista, com intensa desregulamentação da proteção social do trabalho, a Lei 13.467/2017 inseriu 96 disposições na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a maior parte delas com redução de direitos materiais dos trabalhadores”, argumentou Janot, em despacho assinado na última quinta-feira (24).

A Procuradoria-Geral da República (PGR) quer que seja declarada inconstitucional a responsabilização da parte vencida pelo pagamento de honorários periciais, ainda que a pessoa seja beneficiária da Justiça gratuita. A norma anterior previa que os beneficiários da Justiça gratuita ficassem isentos. Agora, no entanto, a União custeará a perícia apenas quando o beneficiário não tiver auferido créditos capazes de suportar a despesa, “ainda que em outro processo”.

“Na contramão dos movimentos democráticos que consolidaram essas garantias de amplo e igualitário acesso à Justiça, as normas impugnadas inviabilizam ao trabalhador economicamente desfavorecido assumir os riscos naturais de demanda trabalhista e impõe-lhe pagamento de custas e despesas processuais de sucumbência (princípio que atribui à parte vencida em um processo judicial o pagamento de gastos decorrentes da atividade processual) com uso de créditos trabalhistas auferidos no processo, de natureza alimentar, em prejuízo do sustento próprio e do de sua família”, disse Janot.

Ainda não foi sorteado eletronicamente o nome do ministro do STF que vai cuidar do caso. Procurado pela reportagem, o Planalto não se pronunciou até a publicação deste texto.

Em junho, o procurador-geral da República ajuizou uma outra ação contra os interesses do Planalto, desta vez tendo como foco a lei das terceirizações.

@lingua

AMMpla muda de endereço e serviços ficam suspensos temporariamente

Resultado de imagem para AMMPLA

Os serviços oferecidos pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) de Petrolina estão temporariamente suspensos, nesta segunda (28) e terça-feira (29), devido a uma mudança de endereço da sede do órgão. Com a mudança, a Ammpla passará a atender na Rua Manuel Belo, 148. Quadra Q,  Loteamento Caminho do Sol (na rua do canal, próximo à antiga sede).

O cidadão poderá procurar, durante esse período, o guichê da Ammpla no Expresso Cidadão que funciona das 8h às 20h (segunda a sexta) e 8h às 14h (sábados).

De acordo com o diretor-presidente da Ammpla, Geraldo Miranda, a alteração na localização da sede é uma forma de ao mesmo tempo melhorar a qualidade do serviço oferecido, bem como economizar os recursos do município. “O novo prédio, além de mais amplo e confortável, foi projetado para a acessibilidade, com rampas e sinalização adequada. Também iremos economizar dinheiro do município, já que antes tínhamos que pagar dois aluguéis: um para a sede e outro para o depósito e, a partir de agora, tudo funcionará aqui”, explicou.

@lingua

Com Informações da AsCom prefeitura