Category - Sem categoria

1
Oposições realizam grande “Ato público” em Petrolina
2
Procurador diz que não vê razão para pedir prisão cautelar de Lula
3
Comunidade do Rio Corrente comemora com vereador nova iluminação do bairro Rio Corrente
4
Febre amarela pode estar ligada à tragédia de Mariana
5
Petrobras passa a alterar preço do gás de cozinha a cada 3 meses
6
Justiça não autoriza transmissão ao vivo do julgamento de Lula
7
Uma sala vazia para Jarbas e Henry. MDB/PE tem novo mandatário
8
Lula ganha faixa de apoio em jogo do Bayern de Munique
9
Nova lei trabalhista será tema de oficina promovida pela FIEPE
10
Rede Sustentabilidade realiza palestra no Recife com Julio Lossio
11
FACAPE envia comunicado sobre processo seletivo
12
FACAPE erra mais uma vez e repete a mesma prova em segunda dia de seleção para professores
13
Governo quer ajuda de líderes evangélicos para diminuir rejeição à reforma da Previdência
14
A criação de uma candidatura: reeleição de Temer é uma realidade
15
Compesa: Lucas Ramos e Gonzaga Patriota, calados. Defender o indefensável?
16
Nota do Enem poderá ser consultada nesta quinta

Oposições realizam grande “Ato público” em Petrolina

 

As oposições em Pernambuco, confirmaram na tarde desta quinta-feira,18, que   realizarão  um grande evento denominado  de “Ato público”em Petrolina. O evento  acontecerá no próximo dia 27 de janeiro, às 9h30, no Coliseu Hall (antiga Arena Manga Rosa), na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, ao lado do Senai.

Já confirmaram presenças ,  as principais lideranças do PSDB, DEM, PV, PTB, PRTB e PODEMOS no Estado.  elas comparecerão  ao “ato público”, que é idealizado pelo senador Fernando Bezerra Coelho e seu grupo.

Fernando que enfrenta  grande  disputa interna pelo comando do MDB em Pernambuco com Raul Henry  e Jarbas Vasconcelos,  prometeu que também fará o mesmo “Ato público ” em Caruaru, no Agreste.

Procurador diz que não vê razão para pedir prisão cautelar de Lula

Procurador diz que não vê razão para pedir prisão cautelar de Lula

O procurador regional da República Mauricio Gotardo Gerum não vê motivos para pedir a prisão cautelar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o que informa nota divulgada pelo Ministério Público Federal na tarde desta quinta-feira (18).

O procurador afirma que, em caso de condenação do petista, qualquer medida relativa ao cumprimento da pena seguirá o andamento normal da execução penal, “não havendo razões para precipitá-la”.

O ex-presidente será julgado pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) na próxima quarta-feira (24), em Porto Alegre.

Em julho do ano passado, ele foi condenado pelo juiz Sergio Moro a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A corte já informou que Lula só poderá ser preso, caso condenado, após a tramitação de todos os recursos.

 

 

 

 

 

Com informações da Folhapress.

Comunidade do Rio Corrente comemora com vereador nova iluminação do bairro Rio Corrente

Moradores  do bairro Rio Corrente  (zona oeste), em Petrolina, ganharam mais segurança para andar à noite pelas ruas.  A pedido do vereador Gaturiano Cigano ,a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) , ampliou a iluminação na entrada do bairro. O serviço, realizado , beneficia, não só motorista, bem como toda comunidade. A reivindicação era antiga por parte dos moradores do bairro.

A preocupação com a segurança principalmente dos pedestres foi fator decisivo para a instalação de luminárias completas, com lâmpadas potentes, no acesso ao bairro .A iniciativa foi comemorada por lideres comunitários do bairro,  a começar  por Edavnilson Amorim, liderança antiga da comunidade . “Essa fatura  de melhora na iluminação nos tranquiliza e muito. Era um pedido antigo , e que agora é realidade.  Agradecemos ao vereador Gaturiano Cigano que se preocupou com o bairro, e também ao prefeito e  sua equipe”, comemorou Edvanilson.

Para o vereador Gaturiano Cigano, isso é nada mais que seu trabalho para a melhoria das comunidades. “Estamos aqui para atender aos pedidos das comunidades, das lideranças comunitárias. Nosso gabinete serve para ser apoio para Petrolina e os petrolinenses. É assim que trabalhamos”, celebrou o vereador.

Febre amarela pode estar ligada à tragédia de Mariana

Febre amarela pode estar ligada à tragédia de Mariana

rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais, pode ser um dos fatores que levaram ao surto de febre amarela pela região sudeste do Brasil.

O acidente ocorreu em 5 de novembro de 2015 e, de acordo com biólogos da Fiocruz, alguns casos de contágio de febre amarela foram registrados nas mesmas áreas do desastre ambiental.

Foram encontrados macacos mortos na região próxima à cidade de Colatina, no Espírito Santo, também afetada pela barragem de Mariana.

Os episódios deste ano se assemelham ao surto de 2009, no Rio Grande do Sul. Ambos são de febre amarela silvestre – cujo ciclo se mantém na floresta-. No entanto, com casos de degradação ambiental, os animais se aproximam mais do homem e aumentam os riscos de contaminação nas áreas urbanas.

Desde janeiro de 2017, o governo brasileiro admite que o desastre de Mariana possa ter alguma ligação com o surto de febre amarela.

 

 

 

 

Com informações da Ansa.

Petrobras passa a alterar preço do gás de cozinha a cada 3 meses

Petrobras passa a alterar preço do gás de cozinha a cada 3 meses

Petrobras anunciou que vai alterar sua política de preços do gás de cozinha. Em vez de mudar os valores todo mês, a empresa passará a alterá-lo a cada três meses.

O GLP residencial, comercializado em botijões, será reajustado observando novos critérios, passando por uma regra de transição. A partir desta sexta (19), o preço do GLP será reduzido em 5% nas refinarias.

“O objetivo, conforme já anunciado, foi suavizar os repasses da volatilidade dos preços ocorridos no mercado internacional para o preço doméstico”, destacou a Petrobras em comunicado divulgado nesta quinta.

Segundo a empresa, o preço médio de GLP residencial sem tributos comercializado nas refinarias da Petrobras será equivalente a R$ 23,16 por botijão de 13kg a partir de sexta.O preço do botijão de gás de 13 kg, utilizado em residências, foi um dos vilões do orçamento dos brasileiros no ano passado.

Dois em cada três pessoas com mais de 16 anos (67%) avaliam que o gás de cozinha compromete muito o orçamento familiar, de acordo com pesquisa do Datafolha. O estudo ainda mostra que a maioria absoluta (86%) avalia que o preço subiu muito nos últimos seis meses.

 

 

 

 

 

 

Com informações da Folhapress.

Justiça não autoriza transmissão ao vivo do julgamento de Lula

Justiça não autoriza transmissão ao vivo do julgamento de Lula

Justiça não autorizou a transmissão ao vivo do julgamento do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), marcado para o próximo dia 24, em Porto Alegre.

 

Por conta disso, segundo o jornal Folha de S. Paulo, a TV Globo decidiu não alterar sua grade de programação, ao contrário do que fez em eventos políticos recentes como as votações do impeachment de Dilma Rousseff e das denúncias contra o presidente Michel Temer.

 

Uma sala vazia para Jarbas e Henry. MDB/PE tem novo mandatário

Resultado de imagem para apagar a luz

O juiz da 26º Vara Cível do Recife (PE), não atendeu ao  pedido do Diretório Estadual do MDB de Pernambuco, em que pedia para reconsiderar a decisão que foi tomada no último dia 11 de janeiro. Na  decisão  o  processo de dissolução do diretório da legenda poderá continuar.

Uma derrota para Jarbas  Vasconcelos, Raul Henry e outros que estão discordantes quanto à filiação do senador  Fernando Bezerra, bem como com as decisões tomadas por ele e seu grupo que reagiram pedindo o fim do Diretório Estadual e consequentemente eleição de um novo Diretório.

Caminho sem volta

Tudo bem que é admirável a luta dos velhos políticos do MDB pernambucano para manter a hegemonia que foi quebrada com a chegada de FBC, no entanto, saber a hora de sair do cenário é também uma virtude. Jarbas e Henry, parecem que não entenderam que o xeque-mate já aconteceu, e que relutar, é meramente uma questão de aparência, mas todos sabem o que já está decidido: Fernando Bezerra, é o novo mandatário do MDB no Estado.

Sala vazia

Quanto ao Agravo de Instrumento que foi colocado  pelo Diretório do MDB de Pernambuco, os advogados do MDB nacional pediram ao desembargador Francisco Sertório (relator do caso), que abrisse prazo para a apresentação de contrarrazões antes de apreciar o pedido de liminar. Com isso ficaria  assegurado a  igualdade de condições entre as partes que visam seus direitos.  Agora, para Jarbas e Henry, é só esperar apagar a luz e sair da sala, que diga -se de passagem, só tem os dois.

Lula ganha faixa de apoio em jogo do Bayern de Munique

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu apoio no clássico alemão entre o Bayern de Munique e o Leverkusen. A imagem mostra a torcida estendendo uma faixa pedindo força ao petista.

Apontado como o melhor presidente da história do País, de acordo com pesquisa CNI/Ibope, divulgada em setembro do ano passado, Lula foi condenado  pelo juiz Sergio moro no processo envolvendo do tripléx no Guarujá. O Ministério Público Federal denunciou o petista alegando que ele recebeu R$ 3,7 milhões em benefício próprio da empreiteira OAS, entre 2006 e 2012, através do apartamento.

Um dos procuradores, Henrique Pozzobon admitiu não existir “prova cabal” de que o petista é “proprietário no papel” do tripléx.

O ex-presidente havia publicado no site do Instituto Lula um dossiê completo em que disponibiliza todos os documentos referentes ao apartamento. Foram publicados seus contratos com a Bancoop, sua declaração de Imposto de Renda, a declaração de bens ao Tribunal Superior Eleitoral e os contratos que compravam a desistência da ex-primeira-dama Marisa Letícia em continuar com o imóvel.

Nova lei trabalhista será tema de oficina promovida pela FIEPE

As novas regras da legislação trabalhista estão em vigor desde novembro de 2017, mas muitos funcionários, gestores e empresários do Sertão do São Francisco ainda têm dúvidas sobre as mudanças. Atenta a esse cenário, a unidade regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizará no dia 26 de fevereiro a oficina ‘Entendendo a Reforma Trabalhista’, cujas inscrições já estão abertas.

O evento ocorrerá na sede da entidade, localizada no mesmo prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e vai abordar temas importantes, como:  jornada e contrato de trabalho, remuneração e férias, negociação coletiva, representatividade dos empregados, trabalho da mulher, entre outros.

Com duração das 8h às 17h, a oficina terá como palestrante o consultor empresarial, especialista em auditoria contábil e fiscal, Edson Lins, que também tem MBA em Gestão de Pessoas e experiência profissional na área de Administração de Pessoal, Recursos Humanos, Financeiro, Legislação Trabalhista e gestão de equipes. Em outras oportunidades, Lins já ministrou a oficina para empresários e trabalhadores, na sede da FIEPE, no Recife, e desta vez também explicará os detalhes da Reforma Trabalhista e suas aplicabilidades no mercado.

Interessados em participar da oficina podem entrar em contato com a Unidade Regional Sertão do São Francisco (URSS) pelos telefones: (87) 3861.0554 / 9 9109.4004 ou pelo Email: regionalsaofrancisco@fiepe.org.br. Outras informações também podem ser obtidas através do site: www.fiepe.org.br e da Fanpage: FiepeOficial.

Rede Sustentabilidade realiza palestra no Recife com Julio Lossio

Como o blog @língua já havia anunciadoa Rede Sustentabilidade leva para a capital de Pernambuco , de Petrolina,  o médico oftalmologista, Julio Lossio,  para um debate sobre , educação e sustentabilidade. O evento será no próximo dia 18 , às 19 h, no Shoping ETC- Auditório G1, no Bairro dos Aflitos no Recife.

Com o tema : Educação e Sustentabilidade, o evento é dirigido ao público em geral, com ênfase na educação sustentável, principalmente para as classes mais carentes.

Quem é Julio Lossio? 
Júlio Emílio Lóssio de Macedo é um médico oftalmologista e político brasileiro, licenciado do  Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi prefeito de Petrolina – PE para o mandato 2009-2012, sendo reeleito para o mandato 2013-2016. O médico conhecido como homem da educação, cumpriu  os seus dois mandatos deixando um legado para a cidade de Petrolina como o homem que cuidou das pessoas em primeiro lugar.

 

FACAPE envia comunicado sobre processo seletivo

Resultado de imagem para Processo seletivo

Em vista aos erros grosseiros acontecidos no processo seletivo, A Faculdade de Ciencias Aplicadas de Petrolina, resolveu anular o processo,  e fará novas provas o dia 28 de janeiro. A entidade reitera que toda responsabilidade  é da Autarquia,isetando a prefeitura de Petrolina. Leia abaixo na integra o comunicado

 

 

COMUNICADO
A Facape, instituição responsável pela realização do Processo Seletivo para Contratação de
Profissionais Temporários da Secretaria de Educação de Petrolina, informa que, diante de
problemas identificados, tomou as seguintes medidas visando a segurança e transparência
do certame:
1. As provas, aplicadas nesta terça e quarta-feira (16 e 17/01) foram ANULADAS, bem
como as que seriam realizadas nesta quinta-feira (18/01);
2. A prova será realizada para todos os cargos no dia 28 de janeiro, em horário e local a
serem divulgados no site da Facape (www.facape.br). O resultado final será anunciado no
dia 5 de fevereiro;
3. As inscrições realizadas pelos candidatos permanecem válidas, sem a cobrança de taxa
adicional. Os candidatos que não tiverem interesse em participar do certame, terão sua
taxa de inscrição devolvida;
4. Esclarecemos ainda que a Prefeitura de Petrolina não tem qualquer responsabilidade
sobre os problemas identificados pela comissão organizadora do processo.
Com esta iniciativa, a Facape atesta seu compromisso com a lisura de todos os processos
seletivos organizados pela instituição durante os seus 41 anos.
Att,
AEVSF/Facape
Comissão Organizadora do Processo Seletivo para Contratação de Profissionais
Temporários – SEDU/PMP

 

FACAPE erra mais uma vez e repete a mesma prova em segunda dia de seleção para professores

Como se não bastasse os erros grosseiros no processo seletivo do dia 16/01/18, quando a prova foi aplicada para os concorrentes às vagas para professores temporários no município , a Faculdade de Ciencias Aplicadas de Petrolina (FACAPE), erra mais uma vez, e  agora , uma grita geral é ouvida em toda cidade no segundo dia de processo seletivo.

Sem ter como esconder o erro, a banca do processo seletivo , no segundo dia, simplesmente trouxe a mesma prova, com as  mesmas  questões do dia anterior. Isso, sem dúvidas colocou uma pulga atrás da orelha,  daqueles que pagaram para fazer as provas e coloca em xeque a idoneidade daquilo que parecia ser correto, bem como, da Autarquia, que até o momento era vista  como séria.

Com erros grosseiros de plágio de outras entidades, segundo os professores, a FACAPE, além disso, colocou questões que não estavam no edital, e fez com que os estudos dos professores em cima dos asuntos relacionados pela entidade , fossem por água à baixo. Com questões até da OAB de São Paulo, os concorrentes ficaram perplexos  com a tamanha grossura a que foram  expostos.

Professores da cidade e que fizeram o tal processo, procuraram a reportagem do blog para contar suas decepções e suas agruras em busca de um emprego, que parece estar  longe de ser real e que não passa de uma miragem.

Segundo as professoras, isso é uma afronta à inteligencia e fere , principalmente , os principio morais e legais de um teste de seleção.

A professora Andreia Silva, que fez a prova para ensino médio, disse que sua amiga, lhe mostrou a prova anterior, que era igual a que ela fez no dia de  hoje. ” É inadmissível, que uma Autarquia séria como é a FACAPE, faça uma barbeiragem desse tamanho! Somos professores e merecemos respeito, e queremos a anulação desse processo, que mais parece uma cortina de fumaça para colocar somente aqueles que são ligados à gestão”, desabafou a professora.

As professoras prometem um ato público em defesa dos seus direitos e  que pode acontecer nos próximos dias.

Segue abaixo as fotos das provas aplicadas enviadas pelos professores. E mais uma vez, com a palavra os responsáveis pelo processo seletivo.Será que no terceiro dia a prova será a mesma?

Governo quer ajuda de líderes evangélicos para diminuir rejeição à reforma da Previdência

O pastor Valdomiro Santiago (Foto: Leandro Martinsr/Futura Press)

Pelo segundo dia consecutivo, o presidente Michel Temer reserva parte de sua agenda a encontros com líderes evangélicos de grandes igrejas. Conta com eles para disseminar a importância da reforma da Previdência entre os fiéis das igrejas.

Resultado de imagem para josé wellington pastor

Na segunda-feira (15), Temer encontrou o apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus. Nesta terça-feira (16), será a vez de José Wellington, presidente da Assembleia de Deus em São Paulo. Juntas, as duas igrejas somam quase 13 milhões de fiéis.

 

A criação de uma candidatura: reeleição de Temer é uma realidade

 

Ao mesmo tempo em que cresce o número de pré-candidatos que se dizem comprometidos com a agenda de reformas e com a continuidade da política econômica do governo, uma tese ganha força no Palácio do Planalto: se é para dar sequência às iniciativas da atual gestão, é melhor não perder tempo com nomes de intermediários e apostar logo na reeleição do próprio Michel Temer. O tema é tratado evidentemente com reservas. Mas as articulações correm numa raia paralela à principal preocupação do governo agora, a aprovação da reforma da Previdência. Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco reconhece que a reeleição não está fora dos planos, mas só será considerada após a votação das mudanças na Previdência, marcada para 19 de fevereiro. Mesmo assim, o marqueteiro Elsinho Mouco já trabalha a imagem do presidente.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Márcio Freitas, atesta que o objetivo imediato de Temer é a aprovação da sonhada reforma. Até agora, diz Márcio, o presidente não deu sinais de que pretende se candidatar. Mas, se não fala em continuar no cargo, também não se manifestou em contrário.

Na opinião do experiente cientista político Antônio Lavareda, o governo buscar nomes alternativos ao de Michel Temer contraria a lógica do poder. “Na sucessão de um governo que pretende ter continuidade, o candidato natural é o incumbente”, afirma ele. Ou seja, um governo que insiste em ter candidato à sua sucessão deve investir, em primeiro lugar, na reeleição do presidente. O novo ministro da Secretaria do Governo, Carlos Marun, que não costuma medir palavras, concorda e já defendeu de público a reeleição: “A nossa primeira opção deve ser o presidente Temer. Se ele decidir concorrer é o candidato natural do PMDB”.

“Nossa primeira opção deve ser o presidente Temer. Se ele decidir concorrer, é o candidato natural do PMDB”, Carlos Marun, ministro da Secretaria de Governo

Os gestos recentes de Temer são sintomáticos. No mínimo, mesmo que não seja o candidato, ele se torna o grande motor da própria sucessão. Em outubro, o presidente foi recebido em almoço pelos herdeiros de Roberto Marinho. No domingo 7, Temer se reuniu em São Paulo com o empresário Silvio Santos, e deixou acertadas gravações na TV e no programa do apresentador Ratinho, nas quais fará a defesa de sua administração e da reforma da Previdência. Se aprová-la, poderá pavimentar o seu projeto político. Qualquer que seja ele.

O tempo corre a favor de Temer. O presidente não precisa se desincompatibilizar do cargo em abril. Pode aguardar tranquilamente até as convenções em junho. E, se candidato, fará a campanha no exercício da Presidência. Apesar de toda cautela que cerca a reeleição, estrategistas do governo afirmam que tudo vai depender da reforma da Previdência. Em suas previsões, no caso de aprovação, haverá um cenário risonho para o governo, com inflacão sob controle, juros baixos mais investimentos, mais crescimento e mais empregos. Por conta de adiamento de aposentadoria haverá uma economia de R$ 4 bilhões. Se a reforma ratear, o cenário muda de ponta cabeça. A vitória no Congresso vai aplainar o caminho do candidato governista. E, certamente, poderá dar vida ao projeto de reeleição de Michel Temer, que está na política há mais de 40 anos e não veio a passeio.

Os próximos passos de Temer

1- Ganhar prestígio internacional com a sua plataforma de mudanças a ser apresentada em Davos, na Suíça, ao final do mês.

2- Articular apoios empresariais aos seus projetos de reformas

3- Arbitrar os interesses partidários para uma coalizão que siga unida na corrida presidencial em torno de uma única candidatura de centro

4- Conquistar apoio popular, diminuindo as taxas de rejeição nas pesquisas, através de uma intensa divulgação das realizações de seu governo que melhoraram a economia e já apresentam notórios resultados.

Compesa: Lucas Ramos e Gonzaga Patriota, calados. Defender o indefensável?

 

Resultado de imagem para calado

Não existe uma mágica para mudar a realidade que Petrolina vive em relação à gestão de suas  águas e saneamento. A Compesa falhou e falha com a cidade, e isso tem decorrido por décadas. Diversos prefeitos já quiseram municipalizar o serviço, mas foi em vão.

A Compesa vem tropeçando em erros grosseiros, que poderiam ser evitados com prevenção,mas como segue a batuta da gestão estadual, a companhia em Petrolina, às vezes fica engessada e sem autonomia. Por conta disso e aproveitando a marola das eleições no estado, Miguel Coelho, prefeito de Petrolina, percebeu que o fato poderia  render elogios para sua gestão. E começou o circo midiático.

Mas, o que mais chama a atenção, é o silencio dos deputados que são aliados de primeira linha do governador de Pernambuco, Paulo Câmara em Petrolina. Eles (os deputados) estão meio que amordaçados. Ninguém defende a Compesa (como?) ou pelo menos o governador. Sabemos que defender a Compesa com seus serviços ruins, é quase que impossível, mas , bem que Lucas Ramos e Gonzaga Patriota,  poderiam defender  seu chefe, ou pelo menos tentar! No entanto, se calam e deixam que somente uma versão seja vista, ouvida e lida pelos petrolinenses, e essa versão é de um grupo forte na cidade e que está com muita raiva de Paulo Câmara e ainda o quer  fora do governo.

Quem calaconsente“. esse ditado popular  é utilizado quando alguém não quer ou não tem coragem de responder algo desagradável. E parece que Gonzaga Patriota e Lucas Ramos estão desse jeito. O silencio é ensurdecedor.Sabemos que defender a Compesa com seus serviços ruins, é quase que impossível, mas , bem que Lucas Ramos e Gonzaga Patriota,  poderiam defender  seu chefe, ou pelo menos tentar!

 

Nota do Enem poderá ser consultada nesta quinta

Nota do Enem poderá ser consultada nesta quinta

As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão divulgadas nesta quinta-feira (18), a partir das 11h. A data foi antecipada em um dia pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Candidatos podem ter acesso ao resultado na Página do Participante e também no aplicativo do Enem. Para ter acesso à nota, é preciso informar CPF e a senha cadastrada no sistema do Exame.

Caso não se lembre sua senha de acesso, é recomendável que a recuperação do código seja feita ates da divulgação das notas. Para isso, basta clicar na opção “esqueci minha senha” na página do Participante.