Lago de Sobradinho agoniza e vai para o volume morto

1157

 

Sobradinho, a segunda maior represa  do Brasil em quantidade de água,  está em alerta e acionou o sinal vermelho. O lago agoniza e  chegará ao  volume morto. Isso acontece em função da grande seca que assola todo o Nordeste. Sobradinho deve zerar neste ano e vai para o volume morto em dezembro.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que Sobradinho registrava acúmulo de água correspondente a apenas 12% de sua capacidade. Em setembro, o órgão avaliou reduzir a vazão das comportas da usina de 800 para 70 metros cúbicos por segundo como forma de evitar alcançar o volume morto rapidamente. O Ibama recomenda uma vazão de 1,1 mil m³/seg.

“Acompanhamos a Bacia do São Francisco há 84 anos. Nunca vimos nada assim.Temos de reduzir a vazão. Não se trata mais de preservar só o setor elétrico, até porque a região pode recorrer à geração de outras fontes. Estamos falando de água para consumo. A questão fundamental é o abastecimento humano”, diz João Henrique Franklin, superintendente de operação e contratos de transmissão e energia da Chesf, estatal responsável pela barragem.

Por Cauby Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.